Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia
cachorros-quentes. Não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais, mas
produzia e vendia os melhores cachorros-quentes da
região.
Preocupava-se com a divulgação do seu negócio e
colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo
comprava e gostava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele
comprava o melhor pão e as melhores salsichas. Foi necessário também adquirir
um fogão maior para atender a grande quantidade de fregueses.
O negócio prosperava… Os seus cachorros-quentes
eram os melhores!
Com o dinheiro que ganhou conseguiu pagar uma boa
escola ao filho. O miúdo cresceu e foi estudar Economia numa das melhores
Faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa,
notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo cachorros-quentes
feitos com os melhores ingredientes e gastando dinheiro em cartazes, e teve uma
séria conversa com o pai:
– Pai, não ouve rádio? Não vê televisão? Não lê os
jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso País é crítica. Há
que economizar!
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o
pai pensou: Bem, se o meu filho que estudou Economia na melhor Faculdade, lê
jornais, vê televisão e internet, e acha isto, então só pode ter razão!
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de
pão mais barato (e, é claro, pior). Começou a comprar salsichas mais baratas
(que eram, também, piores). Para economizar, deixou de mandar fazer cartazes
para colocar na estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu
produto em voz alta.
Tomadas essas ‘providências’, as vendas começaram a
cair e foram caindo, caindo até chegarem a níveis insuportáveis.
O negócio de cachorros-quentes do homem, que antes
gerava recursos… faliu.
O pai, triste, disse ao filho: – Estava certo
filho, nós estamos no meio de uma grande crise.
E comentou com os amigos, orgulhoso:
– Bendita a hora em que pus o meu filho a estudar
economia, ele é que me avisou da crise…
Esta história em muito se assemelha ao momento atual que
vivemos, onde somos diariamente inundados com notícias do atual estado de uma
parte do mundo, menos bom. Estas informações repetidas diariamente na nossa
mente começam a tomar forma.
Não quero com isto dizer que se ignorarmos as noticias,
os problemas desaparecem, mas se começares a ficar focado no problema e tiveres
uma postura de derrotado, vais certamente encontrar o fracasso, tal como este
vendedor de cachorros desta metáfora; mas se te focares na solução, e encarares
o problema, podes ter uma fonte de inspiração, como se de um desafio se
tratasse, encontrando a solução e o merecido sucesso, contornando o atual
panorama.
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