Contato

terça-feira, 19 de maio de 2015

A MULHER QUE NÃO ESTUDOU SHAKESPEARE


Enquanto preparava o chá, o Monge contou a seguinte história:

Certa vez, na pequena vila em que morava, na Índia, havia uma mulher que vendia ervas medicinais na rua. Em função de um estranho hábito, ela se tornou conhecida como a mulher chorona. Não importava se chovia ou se fazia sol, a pobre senhora sempre estava chorando.

Um dia, um velho curandeiro que habitava a vila passou por ela, e curioso, perguntou:

- Sempre que passo por aqui, mesmo que seja um belo dia de sol, ou um dia de chuva, vejo a senhora chorando. Qual é o problema?

- Tenho dois filhos, - ela respondeu - Um fabrica sandálias e o outro fabrica guarda-chuvas. Quando faz sol, lembro que ninguém comprará os guarda-chuvas de meu filho, e tenho medo que ele e a família passarão necessidades. Quando chove, penso no meu filho que faz sandálias, e lembro que ninguém comprará nada dele, porque não podem ser usadas na chuva. Então, choro porque tenho medo que ele passará dificuldade para sustentar sua família.

O velho curandeiro sorriu e disse: - Estranho... A senhora deveria ver as coisas corretamente. Veja: nos dias ensolarados, seu filho que faz sandálias venderá muito, e isso é muito bom! Nos dias chuvosos, seu filho que faz guarda-chuvas venderá muito, e isso também é muito bom!

A mulher franziu a testa, como se tivesse visto algo estranho, sorriu surpresa e acenando para o curandeiro, exclamou:
- O senhor tem razão! Nunca havia pensado nisso.
Desde então, todos os dias, a mulher é vista sorrindo feliz por saber que um de seus filhos sempre estará sendo beneficiado pela circunstância"

O Monge não falou mais nada. Apenas serviu-me o chá.

Quando o Monge finalizou, fiquei pensando sobre uma frase atribuída a Shakespeare, que diz que "não há nada bom ou nada mau, mas o pensamento o faz assim". De certa forma, penso que isso é verdade. E também penso que é verdade o que filósofo irlandês Edmund Burke disse, "que para o mal triunfar só é preciso que os bons não façam nada". O mesmo vale para nosso pensamento. Ou seja, para o triunfo do pensamento negativo, basta ignorarmos as coisas positivas.

- A questão final, então, é assumir o controle sobre nossos pensamentos, estimulando aqueles que produzem emoções positivas, eu disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário